sábado, 14 de maio de 2011

10 Dicas para conseguir um Patrocínio Esportivo

   Sabemos que está cada dia mais difícil conseguir um patrocínio na área esportiva. Acredito que a primeira causa seja a recessão e a grande crise que o mundo vem enfrentando, mas as perspectivas são de melhora.
   Com isso as empresas tendem a investir cada vez menos na área da comunicação, pois normalmente é a primeira verba que se corta em momentos de incerteza do mercado. Já que não podemos influênciar diretamente esta causa, o melhor a se fazer é agir aonde temos um controle, ou seja no Projeto de Patrocínio.
   O que acontece muito é que os projetos de patrocínio são mal feitos. a grande maioria tem um enfoque filantrópico, quase como se tivesse pedindo uma esmola, e esta definitivamente não é a melhor maneria de se solicitar um patrocínio. O foco do projeto de patrocínio deve ser a proposta de um negócio, onde ambos saem ganhando, patrocinado e a empresa apoiadora.
   Entendendo isso claramente, aqui vão algumas dicas de acordo com o especialista em Marketing Esportivo pela Universidade de Nova York, Cesar Augusto Sbrighi, para que seu Projeto de Patrocínio seja bem recebido pelas empresas.

1- Saber o que você está vendendo, qual o seu produto ou serviço;
2- Ter claro quais são as possibilidades que você pode dar a seu investidor, o que você pode oferecer de vantajoso;
3- Detalhar custos, isto é importante para dar credibilidade a seu projeto;
4- Planejar o futuro, mostrar que existem novas possibilidades no horizonte;
5- Detectar que empresas tem o perfil do seu projeto, procurar que empresas patrocinam projetos parecidos com o seu;
6- Ter uma apresentação bem feita , deve ser fácil, clarae rápidade ler (preferivelmente em forma de slides);
7 - Estar atento a possibilidades de permuta, é muito amis simples para empresa conseguir produtos e serviços que dinheiro;
8- Ser criativo e criar propriedades diferenciadas do que ja é feito;
9- Negociar como quem está vendendo um produto, não como se tivesse
 pedindo algo;
10- Acredite no seu produto e crie um projeto no qual você investiria se fosse um patrocinador.
    
     Se mesmo assim seu potencial patrocinador não acreditar que vale a pena utilizar o marketing esportivo, mostre a ele esse post.
     Vale lembrar que se você tiver uma verba, vale a pena contratar um profissional para formatar sua apresentação.

Boa Sorte!!!!

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